domingo, 23 de maio de 2010

TOTEM

O simbolismo do totem

O totem de patrulha é composto pelo bastão e bandeirola, e é utilizado pelos escoteiros e seniores. Ele simboliza os ideais, os trabalhos e triunfos realizados pelos seus membros, mantendo elevado espírito que deve reinar entre todos.

No totem de patrulha escoteira está presente um animal, enquanto que no de patrulha sênior tem um desenho indígena ou um acidente geográfico para representar a patrulha

O totem de patrulha para que realmente possa pertencer a todos os membros da patrulha deve ser feito por ela mesma, sendo que o projeto deve ser discutido no Conselho de Patrulha, no qual os jovens levam suas sugestões para resolver a parte do trabalho que a cada um cabe fazer.

Esse totem, sem ser objeto de veneração, deve ser honrado e querido por todos os membros da patrulha. Que vergonha para a patrulha em ver seu totem atirado ao chão, ou num canto qualquer cheio de manchas, ou servindo de muleta para o monitor.

O bastão da bandeirola será ricamente adornado com as eficiências e desenhos pirografados, recordando os feitos famosos da patrulha: acampamentos, nomes dos antigos monitores, etc.

O bastão é um cabo de madeira com 1,60m de altura. É muito utilizado em jogos e avaliações. Normalmente possui gravações com sinais de pista, figuras escoteiras, datas de atividades, medidas, etc. É um dos símbolos maiores da patrulha e deve ser tratado com muito respeito. Sua guarda é de responsabilidade do monitor.

A bandeirola da patrulha deverá medir no máximo 28x40cm, terá as cores características da patrulha e exibirá seu nome ou um desenho que a caracterize.

O bastão totem da alcatéia é um bastão encimado por um lobo, ou cabeça de lobo. É utilizado apenas um totem para toda uma alcatéia. Normalmente colocam-se fitas no bastão, sendo uma fita para cada lobinho.

Uma tradição escoteira bem antiga é o totem de tropa, simbolizando animais ou motivos indígenas que representam suas patrulhas.

Esse tipo de totem, já em desuso, era esculpido rusticamente em um tronco de árvore pelos próprios escoteiros ou seniores da tropa. Seu tamanho era variado e dependia do local onde ele seria exposto: se dentro da sede, ou do lado de fora.

À medida que o tempo passa, o totem tem um significado cada vez maior e mais profundo para seus membros de patrulha ou de alcatéia, transformando-se em verdadeira história viva.

Veja exemplos de totens de tropa e aproveite essa idéia:

2 comentários:

Anônimo disse...

quero apreder como fazer um totem sou do 98°

vitoria bueno disse...

oi, era lobinha no grupo leao do mar e la comecei no ramo escoteiro!
mas sai pois nao gostava muito, agora abriu um pequeno grupo na minha escola! gostaria de saber mais e talvez ganhar algumas dicas sobre o totem! a minha patrulha se chama albatroz! meu e-mail é vi.bueno2000@hotmail.com. obrigada