domingo, 23 de maio de 2010

Lenda de São Jorge


São Jorge nasceu na Capadócia, no dia 23 de Abril do ano 303 da nossa era. Aos 17 anos alistou-se na cavalaria e cedo se notabilizou pelo seu valor.

Certa vez chegou a uma cidade chamada Selem, perto da qual havia um dragão que devorava diariamente um dos habitantes da cidade tirado à sorte.

No dia em que S. Jorge ali chegou, tocava a sorte a Cleolinda, filha do rei. Tanto os habitantes da cidade como o rei estavam desesperados e diziam que era impossível salvar a princesa. S. Jorge, entendeu que ela não devia morrer e desafiando o perigo foi atacar o dragão, que vivia num pântano próximo e matou-o, apenas com uma lança.

O rei muito satisfeito, em troca do seu acto de bravura, disse que lhe oferecia o que ele desejasse, e chegou mesmo oferecer a mão de Cleolinda em casamento, mas, S. Jorge como cavaleiro que era, agradeceu mas recusou, pois o que ele tinha feito fora de boa vontade e não tinha em ideia qualquer tipo de recompensa.


São Jorge é o Patrono dos Escoteiros, e no Dia de São Jorge, ou seja 23 de Abril, festeja-se também o Dia Mundial do Escoteiro.

Como escoteiros, devemos seguir o exemplo de S. Jorge, primeiro porque tal como São Jorge, o escoteiro não deve fugir às dificuldades e para ele nada é impossível. Segundo porque assim como São Jorge, também os escoteiros tomaram o compromisso de auxiliar os outros sem pedir recompensas em troca (lembrem-se lá do vosso compromisso de honra).

Adaptado de AEP107 Cascais

Nenhum comentário: