domingo, 11 de julho de 2010

Para acampar...

As atividades externas são uma parte importante do Escotismo. Porém, devemos sempre lembrar que, quando vamos para o meio da Natureza, NÓS somos os intrusos. Assim, devemos agir de forma a causarmos o menor impacto possível
ao meio ambiente. Abaixo, vão alguma dicas de como usufruir das coisas boas que a Natureza nos oferece, com respeito carinho para com as coisas que nos cercam.

- FOGUEIRAS:
Quem não gosta daquela conversa ao redor de uma fogueirinha? Acho que todos nós, mas hoje em dia devemos evitar fazer fogueiras, pois cada vez mais o número de pessoas que praticam atividades ao ar livre aumenta, e se todos fizerem aquela fogueirinha, vamos acabar destruindo uma grande área verde, seja pra tirar lenha ou com incêndios. Isso sem contarmos que o fogo espanta qualquer animal do local. Em alguns lugares o problema com lenha é tão grande, que gera depredação, como é o caso do abrigo do Terreirão, no Parque Nacional do Alto Caparaó, que teve seu assoalho, janela e forro destruídos pela açãão de vândalos em busca de lenha. Vamos utilizar os fogareiros e deixar as fogueiras para os casos de emergência.

- ATALHOS:
Os atalhos devem ser evitados, pois degradam muito e acabam se transformando em erosão devido a ação da água. A distância economizada é muito pouca, comparada com o impacto causado pelos atalhos que dificilmente serão fechados. Portanto, evite os atalhos e, nas trilhas, procure andar em fila indiana, pois o impacto é menor.

- LAVANDO A LOUÇA:
Procure não utilizar o rio para lavar sua louça. Uma sugestão é raspar todo o resto da panela no lixo, pegar água numa panela, mesmo que suja, e se afastar bastante do rio. Com a água da panela, você poderá ensaboar toda sua louça (procure utilizar sabão neutro; jogar um pouco de areia e esfregar com as mãos ajuda a tirar a comida grudada na panela). Depois é só pegar mais água e enxaguar tudo. Lembre-se de não deixar nenhum resíduo, nem mesmo espuma. Se for necessário pegue mais água e jogue no local.

- ESCOVANDO OS DENTES:
Como no parágrafo acima, tente pegar um pouco d'água e se afastar do rio, escove os dentes e utilize bastante água na hora de enxaguar a boca. Procure utilizar pouco creme dental, cuspir na grama e no mesmo lugar; com o que sobrou da água, jogue no local onde você cuspiu. Desta forma você não deixa nenhum resíduo aparente.

- BARULHOS:
É muito comum nos lugares mais acessíveis aquela gritaria desagradável ou aquele som alto. Acho importante alertar que o barulho também é uma forma de depredação da natureza, que afugenta os animais e quebra toda a tranqüilidade do local, além de ser uma grande falta de respeito com o próximo. Se você quer escutar música leve um walkman, e se quer fazer gritaria, vá para um estádio de futebol! Lembre-se que ninguém é obrigado a gostar da sua música ou a ouvir seus gritos.

- ANIMAIS E PLANTAS:
Os animais e as plantas fazem parte de um ecossistema local e onde cada um tem um papel importante, portanto devem ser apenas apreciados e fotografados.

- LIXO:
Uma regra para todo excursionista e amante da natureza é: TUDO QUE VAI, VOLTA. Todo o lixo deve ser trazido de volta até mesmo o papel higiênico, que pode ser colocado em duas sacolinhas. Até mesmo o que fazer com as fezes já está sendo discutido no meio excursionista; pode parecer engraçado mas é um tema importante, ainda mais quando falamos em alta montanha, onde a decomposiçãão é quase nula. Em regiões como aqui no Brasil eu sugiro apenas cobrir com folhas e terra. Também é bom lembrar que devemos fazer nossas necessidades a, no mínimo, 100 metros de qualquer rio ou nascente. Colabore, não traga apenas seu lixo, tente trazer todo lixo que for possível.
Nas caminhadas é bom deixar um bolso da calça ou da mochila separado para aqueles lixinhos como papel de bala, chicletes, etc... Os fumantes podem levar uma embalagem de filme fotográfico no bolso para utilizar de cinzeiro

(Texto originalmente publicado no Bivaque Web Site - 2000.
Criado e desenvolvido por Joab de Oliveira Peres e Marcelo Ney Wood.)



L E M B R E T E S
1. Antes de acampar é necessário:
Pedir autorização dos pais para acampar
Fazer duas listas do material de acampamento a levar

2. Material de grupo para acampamento:
Barracas completas (esteios, lonas e espeques), bandeira, adriças, panela, recipientes para água, pano de prato, materiais de primeiros socorros, instrumentos (facão, machado, pá, etc.), fogareiro e suprimentos.

3. Material individual:
Mochila, uniforme completo, calça, calção, camiseta, tênis, roupa para dormir, lenço, prato, caneca, garfo, colher, toalha, escova e creme dental, papel higiênico, cobertores, plástico.

4. Material opcional:
lanterna, bússola, revistas, jogos, etc.

5. Cuidados no acampamento:
Não entrar nas barracas com sapato, velas, facas, etc.
Usar sempre chinelo ou tênis fora da barraca
Procurar abrigar-se na hora de dormir
Evitar sujar a área de acampamento
Nunca sair da área de acampamento sem autorização da chefia
Respeitar a natureza, não prejudicar os animais e vegetais.
Permanecer sempre ativo e disposto nas atitudes.
Nunca entre na cozinha geral sem autorização
Instalando o acampamento
O local previsto deve satisfazer as seguintes condições:
Água: bem próxima e abundante para beber e limpeza.
Solo: evitar: o barro, areia solta, solos muito duros ou
com muitas raízes duras.
Localização: boa proteção contra ventos, evitar acampar
perto de árvores.

Nenhum comentário: