Escolhida por Baden Powell, a flor-de-lis apareceu pela primeira vez como símbolo do Escotísmo em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa no primeiro acampamento escoteiro realizado em Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra.
Antigamente, a flor-de-lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, Baden Powell chegou a conclusão de que a flor-de-lis representava o sentido de direção, e era exatamente esse sentído que ele idealizava para o Escotismo.
Hoje a flor-de-lis representa o Escotismo, identificando todos os países que pertencem á Fraternidade Mundial. A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional é colocado junto á flor-de-lis.
A simbologia da flor-de-lis é baseada em valores como fraternidade, dever para com o próximo e união. A propósito, as pátalas que a compõem representam os três dedos da saudação escoteira, que lembram os deveres do Escoteiro para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo. A flor-de-lis representa o ideal de vida de todo Escoteiro e resume, em sua imagem, os valores de excelência na vida profissional, no relacionamento com as pessoas, enfim, em todas as atitudes que refletem seu caráter íntegro e humanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário