domingo, 27 de abril de 2008

O que é Escotismo

O que os Escoteiros fazem
Educação Para a Vida: O Escotismo complementa a escola a família, preenchendo necessidades que não tenham sido atendidas por elas. O Escotismo desenvolve o conhecimento de si mesmo, a necessidade de explorar para descobrir o que V. realmente deseja saber.
Um movimento para jovens: O Escotismo é um movimento... em marcha. Evoluindo e adaptando-se em todas as partes segundo as condições locais, servindo às necessidades locais. Internacional: Há organizações reconhecidas do Escotismo em mais de 146 países e territórios. Crescendo: Em forma global, o Escotismo jamais deixou de crescer desde a sua fundação em 1907. Hoje, há mais de 25 milhões de membros - meninos e meninas. O Escotismo duplicou o número de participantes nos últimos 20 anos; muito desse crescimento encontra-se nos países em desenvolvimento. Com o passar dos anos congregaram-se no mínimo 250 milhões de escoteiros.
Aberto a Todos: O Escotismo está aberto a todos, sem diferenças de raças, credos ou sexo, em concordância com o propósito, princípios e método concebido pelo seu fundador, Robert Baden-Powell.
Diversão com um Propósito: Através da recreação e da aventura, o Escotismo consegue o seu propósito para ajudar a gente jovem a se desenvolver física, intelectual, social, espiritual, criativa e afetivamente.
Um desafio para Adultos: Uma oportunidade para ajudar os jovens. Uma forma para melhorar a compreensão entre as gerações. Nesta atividade é proporcionado aos lideres adultos um valioso treinamento e experiência, para adicionar ao seu desenvolvimento pessoal.
Voluntariedade: Os escoteiros e escotistas devem fazer a sua escolha para filiar-se ao Escotismo... e decidem quando, no relativo, a sua saída.
Apolítico, não-governamental: O Escotismo não representa e não deve representa nenhum partido nem organização política. Contudo, os escoteiros são orientados para contribuir construtivamente para sua comunidade e para seu pais.

Escotismo é...
Um método:
para assumir um compromisso pessoal - com relação a um simples código de vida, baseado sobre o conceito de sempre fazer o melhor: A promessa e a lei escoteira.
para aprender fazendo - através da ativa participação com os demais.
para trabalhar em pequenos grupos - em patrulhas para desenvolver a liderança, habilidades em grupo e responsabilidade individual.
para um programa estimulante - atividades progressivas baseadas nos interesses da gente jovem. Atividades em contato com a natureza.


Um código de Vida:
uma dimensão espiritual - um compromisso na procura do valor espiritual da vida além do mundo material.
uma dimensão social - participando no desenvolvimento da sociedade, respeitando a dignidade dos outros e a integridade do mundo natural. Proporcionando a paz local, nacional e internacional, a compreensão e a cooperação.
uma dimensão pessoal - desenvolvendo um senso de responsabilidade pessoal e estimulando o desejo por uma responsável expressão de si mesmo.

O que fazem os escoteiros nos dias de hoje?
Os Escoteiros estão engajados... enfrentando verdadeiras necessidades.
Os Escoteiros trabalham com outros na comunidade para alcançar objetivos de interesse mútuo. Trabalham com amigos, vizinhos, lideres comunitários e com outras organizações.
Muitos trabalham na cooperação bilateral entre escoteiros em países em desenvolvimento e industrializados.
O Escotismo, por sua real definição, requer dos seus membros o engajamento nas suas comunidades.
Embora o objetivo educacional do Escotismo a longo prazo é o desenvolvimento completo dos jovens, o engajamento de um escoteiro ou de uma escoteira na sua comunidade, pode trazer benefícios imediatos, úteis e visíveis à mesma.

Os escoteiros estão engajados em:
Proteção Ambiental
Atmosfera
Recursos de água fresca
Proteção costeira
Produtos químicos
Reciclagem
Desertificação
Proteção da vida silvestre
Florestas
Moradia
Fogões para cozinhar
Moradias de baixo custo
Mecanismos para a poupança de combustível
Playground para crianças
Secadores com energia solar
Promoção da saúde
Saúde infantil
Deficiências físicas
Cuidados primários de sáude
Educação relativa a AIDS
Águas saudáveis
Desnutrição
Educação contra o abuso de drogas
Educação para a vida em família
Alimentação
Granjas pesqueiras
Criação de gado
Melhoramento chacareiro
Apicultura
Plantações de árvores frutíferas e de vegetais
Nutrição
Direitos
Crianças em institutos tipo FEBEM
Refugiados
Prevenção contra o abuso de crianças
Crianças de rua
Empregos
Treinamento vocacional
Centros de artesanato
Cooperativas
Criação de emprego
Apoio à escolha da carreira
Capacidade de ler e escrever
Abandono da escola
Leitura
Escrita
Capacidade para ler e escrever

ESCOTISMO MUNDIAL
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é uma organização internacional, não-governamental, composta por suas organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas. Tais organizações tem mais de 25 milhões de escoteiros e líderes em mais de 146 países e territórios. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é uma Organização Mundial, como os seus membros nacionais, é dirigida por voluntários dedicados, originários do mundo inteiro, os quais recebem suporte de um pequeno grupo de profissionais experientes.
O secretariado da Organização é o Escritório Escoteiro Mundial (World Scout Bureau), além dos seus deveres estabelecidos segundo a sua Constituição, fornece muitos outros serviços às organizações escoteiras nacionais, desde a sua sede em Genebra (Suíça) como em seus seis escritórios regionais, Região Interamericana, Região Européia, Região Africana, Região Ásia Pacifico, Região Árabe e Região Euro-Ásia .
A Fundação Escoteira Mundial é parte integrante do Escotismo Mundial. É o seu propósito ajudar a Organização Mundial Escoteira, fornecendo-lhe parte dos meios financeiros necessários para o apoio e o crescimento do Escotismo a nível Mundial.
A fundação obtêm contribuições de indivíduos, corporações, fundações e governos. Este apoio ajuda a garantir a continuidade, a independência e o desenvolvimento adicional do Escotismo no mundo inteiro.
A Diretoria da Fundação, sob liderança ativa do seu Presidente Honorário, a S.M. o Rei Carlos XVI Gustaf da Suécia, inclui proeminentes empresários e lideres escoteiros vindos de todos os continentes e de mais de uma dúzia de Países. Três membros "ex-ofício" da Diretoria representam a Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Cooperação com outras organizações: A Organização Mundial do Movimento Escoteiro trabalha conjuntamente com muitas outras organizações internacionais, as que compartilham o interesse na educação e no bem-estar dos jovens.
Estas incluem a Associação Mundial das Girl Guides e Girl Scouts as que compartilham os mesmos princípios fundamentais estabelecido por Baden-Powell. Há 8 milhões de meninas e líderes em 112 países.
Na família das Nações Unidas, a Organização Escoteira Mundial trabalha em conjunto com a UNICEF, UNESCO, o Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente, a Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas para alimentação e a agricultura. Existe uma ativa colaboração no campo da saúde do adolescente e da criança, educação para ler e escrever, produção de alimentos, moradia e meio ambiente. Através dos escritórios regionais do Movimento, existe também a cooperação com muitas organizações regionais.
Existe trabalho conjunto com outras organizações não governamentais, tais como a Cruz Vermelha, o Crescente Vermelho e o Fundo Mundial pela Natureza.
Para essas organizações uma das forças do Escotismo é a sua rede de "raízes populares", as que podem fornecer um sistema de comunicações extremamente efetivo para fazer chegar informações importantes aos jovens homens e mulheres ao redor do mundo.

Nenhum comentário: