quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Orientações Saco de Dormir

1 – DICAS E COMO ESCOLHER:

Mais do que apenas uma cama, o saco de dormir irá protegê-lo durante uma noite na natureza. Sentir frio no meio da noite ou mesmo morrer de calor a ponto de não deixá-lo dormir não significa que você não comprou um bom saco de dormir, mas, sim, que você comprou o saco errado. Por ser um item fundamental, o cuidado na escolha é imprescindível. E, para isso, você precisa levar em consideração uma série de detalhes e dicas, que listamos abaixo. Mas, antes disso, é importante que você considere como pretende usar seu equipamento, em que ocasião e situação etc. Vai acampar perto do carro? Irá usá-lo em acampamentos selvagens e, portanto, precisará carregá-lo dentro da mochila? Você só acampa em praias e em lugares quentes? Precisa de um equipamento ‘multi-funções’, que vire um edredom na casa de praia ou quer um saco de dormir que suporte temperaturas negativas? Antes de comprar um saco de dormir, uma boa regra é pensar na noite mais fria que você deverá enfrentar e, então, desça uns 5 graus centígrados. Lembre-se que é mais difícil se manter aquecido em um saco de dormir fabricado para temperaturas mais quentes do que se refrescar em um saco de dormir para temperaturas mais frias – um zíper totalmente aberto costuma resolver este problema em questão de segundos.

2 - ALGUMAS SITUAÇÕES DE USO DO SACO DE DORMIR:

Camping - por estar muito próximo do carro, o peso e o volume não são significativos, podendo escolher modelos que ofereçam mais conforto, como os retangulares que, abertos, viram um grande edredom.
Trilhas - serão carregados na mochila por trilhas que podem exigir de um a vários pernoites. A relação volume x peso deverá ser bem menor que o equipamento usado no camping.
Expedição - além de serem carregados na mochila, exige um alto desempenho e serão escolhidos de acordo com a região a ser visitada, podendo variar entre -15oC a -50Oc.

3 – DETALHES ANTES DA COMPRA:

1 - Formato – existem dois formatos principais de sacos de dormir: Camping são os retangulares. Costumam abrir inteiramente, se tornando um edredon. Alguns vêm com capuz, o que facilita em lugares mais frios, mas, em geral, são sacos para lugares quentes, pois a abertura maior deixa escapar o calor com mais facilidade. Para quem é um pouco claustrofóbico ou se mexe muito durante a noite, estes modelos são os mais indicados. Múmia acompanha o formato do corpo e aquece melhor, além de ser mais leve e compacto. Todos os sacos deste tipo possuem zíperes e permitem transformá-lo em saco de casal (tenha certeza de ter comprado sacos com zíperes colocados em lados opostos, para que possam se unir). Alguns vêm com fitas compressoras para diminuir o tamanho quando guardados.

2 - Temperatura - além do nome, o que difere os modelos é a temperatura mínima que ele permite que você durma confortavelmente dentro dele – isto não é uma ciência exata e você só verá efetivamente a diferença entre sacos do mesmo fabricante. A temperatura é definida como tolerância, conforto e extrema. Tolerância significa que aquela é a temperatura mais alta que o saco o deixa dormir sem morrer de calor. Conforto significa que, dentro daquela faixa de temperatura, você conseguirá dormir com pouca roupa extra, confortavelmente. Extrema é como o próprio nome diz o máximo que o saco agüentaria. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração, como o cansaço, a umidade e a pessoa, já que existem calorentas e friorentas. Procure deitar alimentado e você terá uma noite melhor. E, o mais importante, procure ter um saco de dormir um pouco além do que a temperatura mínima que você pretende enfrentar. Se você usar o seu saco de dormir envolto por um cobertor ou um saco de alumínio de emergência, seu isolamento térmico melhora em até 5o C, protegendo-o também da umidade. O cobertor de emergência é um acessório útil e de baixo custo que não deve faltar dentro das mochilas.

3 - Colar térmico e capuz - nós perdemos pelo menos 25% do calor pela cabeça e, para mantê-lo aquecido, nossos sacos de dormir possuem capuzes que fecham o suficiente para permiti-lo respirar, mas não deixam o calor gerado pelo seu corpo sair. O colar térmico impede que o calor do corpo saia pela abertura na área do pescoço, mantendo seu corpo aquecido. Vale lembrar aqui que todos os equipamentos para frio não "fabricam" calor, mas têm a função de não permitir que o calor produzido pelo próprio corpo se dissipe mantendo, assim, seu conforto térmico. Estes itens costumam não existir em sacos de dormir retangulares, mas são fundamentais em sacos que agüentam baixas temperaturas.

4 - Costuras quentes - costuras podem ser uma importante forma de se perder calor, pelos micros furos feitos pela agulha. Assim, os sacos de dormir para temperaturas mais frias possuem costuras "desencontradas" entre a camada interna e externa, não permitindo a fuga do ar quente.

5 - Zíper - os zíperes devem ser fáceis de manusear e abrir para os dois lados. Lembre-se que você poderá ter de manuseá-los com luvas, em noites mais frias. Os sacos de dormir desenhados para temperaturas mais baixas terão uma ‘aba’ entre seu corpo e o zíper, para não permitir que seu calor saia por ali. Alguns dos sacos de dormir viram um saco de casal bastando, para isso, unir os zíperes, que devem estar em lados opostos. Você deverá verificar isso ANTES de comprá-los...

6 - Tecido externo e interno normalmente, são feitos de náilon/poliéster (externo) e tactel ou microfibra (interno). O náilon exterior não é tratado com impermeabilizantes, pois seu corpo transpira muito durante a noite e este vapor precisa sair de alguma forma, para não condensar dentro do saco e acabar molhando-o.

7 - Enchimento - é aqui que está a diferença da maioria dos sacos de dormir. É aqui que se define o quanto um saco de dormir suporta de temperatura. O ar é o maior isolante que temos e a capacidade das fibras do enchimento armazenar ar é o que vai torná-lo mais ou menos quente. As fibras podem ser naturais (pluma do papo de ganso, duvet ou down e lã) ou sintéticas.

8 - As fibras sintéticas existem em várias formas e nomes, de acordo com seu fabricante, e procuram ‘imitar’ o isolamento e a capacidade de compressão que a pena de ganso oferece. No entanto, a pena de ganso não funciona quando molhada, demora para secar (e a secagem é a parte mais delicada do uso da pena de ganso) e a manutenção de um saco de dormir feito com este material é bastante delicada. Além disso, costuma ter uma vida útil menor que a fibra sintética. Esta, por sua vez, é mais pesada que a pena, mas continua mantendo o calor mesmo molhada, seca mais rápido e a manutenção é um pouco mais fácil, mas ainda assim exige alguns cuidados importantes. A tecnologia que existe por trás das fibras sintéticas não pára de melhorar, tornando-as cada vez mais próximas da pena de ganso em peso, capacidade de aquecimento e compressão. Uma das formas de se medir a espessura das fibras sintéticas é através do denier. Um fio de cabelo tem 20 denier, por exemplo. Quanto maior o número, mais grosso é o fio. A base para estas pesquisas foi à lã de carneiro e, hoje, as fibras sintéticas procuram imitá-la. Fibras mais finas que um fio de cabelo e com um, quatro ou sete furos em cada um destes filamentos. Fibras finíssimas, infinitamente mais finas que um fio de cabelo, criando um emaranhado de fios capazes de serem comprimidos e voltarem ao normal, além de criarem bolsões de ar que as tornam muito eficientes. Fibras curtas ou longas, formato da fibra, formato e tamanho dos buracos dentro das fibras. Densidade, peso e espessura. Os fabricantes conseguem criar e variar bastante nestes quesitos e quem sai ganhando é você!

4 - AS NOVIDADES DO MERCADO:

Os saco de dormir mais modernos possuem fibras mais compactas e com grande capacidade de absorção de ar, proporcionando bom isolamento térmico com menos volume, resultando em um saco de dormir bem mais compacto para o transporte.

5 – MODELOS:

1 - O modelo mais simples é mesmo um saco, sem zíper e sem a parte para colocar a cabeça.

2 - Este não é muito indicado, pois é difícil de entrar e obriga a ficar o tempo todo muito bem coberto.Os demais modelos com zíper também variam, desde modelos que abrem até a metade até modelos que abrem por inteiro. O tipo sarcófago abre até o pé e é indicado para temperaturas mais baixas, deixando os pés mais envolvidos e impedindo uma movimentação do corpo. Assim a temperatura do mesmo se mantém.

3 - O tipo envelope é o mais indicado para quem viaja para lugares variados como praia e montanha. Ele abre por inteiro, desdobrando-se até se transformar em um edredom. Assim se estiver calor, o campista pode deitar-se sobre ele e cobrir-se com a outra metade mais livremente. Em geral, prefira os sacos de dormir com o zíper que abre para os dois lados, assim ao se levantar no meio da noite, o campista poderá abrir somente a parte de baixo e caminhar “vestido”, isto também vale para aqueles que gostam de dormir com os pés descobertos.Na hora da aquisição, peça ao vendedor para que abra o produto. Toque no material para a aprovação. Sinta a textura do tecido e a grossura do conjunto.

Dica: Em lugares extremamente frios, uma pequena e fina manta de lã envolvida em seu corpo dentro do saco de dormir, ajuda e muito a enfrentar a baixa temperatura.

6 – COMO GUARDAR SEU SACO DE DORMIR:

Nunca guarde seu saco de dormir comprimido na embalagem, pois isto fará com que as fibras se acomodem e não voltem a se expandir. Este processo de expansão da fibra, enchendo-a de ar é o que proporciona a eficácia do enchimento, já que o ar é o melhor isolante que existe. Alguns modelos possuem pendurador e você pode deixa-lo no cabide. Outra boa forma de guarda-la é dentro de um enorme saco de algodão, longe da poeira e sem comprimi-lo.Não o transporte fora da mochila o lugar do saco de dormir é no fundo da mesma, envolvido em um saco plástico para não correr o risco de molhar na chuva. De manhã se o tempo estiver bom, coloque o saco de dormir virado do lado avesso no sol, em cima da barraca ou nas pedras em volta do acampamento, enquanto toma café da manhã ou começa arrumar suas coisas, CUIDADO para ele não voar! E deixe-o secar um pouco da condensação de seu corpo durante a noite. Mas cuidado para não deixa-lo eternamente no sol, que também é prejudicial para o náilon.Ao guarda-lo no saco, soque-o lá dentro. Embrulhar com cuidado é prejudicial às fibras, que criarão uma espécie de memória, se acostumado com determinada posição. Empurra-lo desordenadamente para dentro do saco é a melhor forma de guarda-lo.O saco de compressão existe para diminuir o volume original do seu saco de dormir já comprimido dentro do saco externo. No entanto, não abuse de seu uso, usando-o apenas na hora de guarda-lo na mochila e diminuindo o fator memória nas fibras.Um saco de dormir não é nada sem um isolante térmico (Isolante Matratze, Isolante térmico Matratze light e Isolante Iso Duo) . A função do isolante é regular o terreno e isolar da umidade do solo, oferecendo conforto e aumentando o desempenho do saco de dormir. Sacos de dormir molhado não funcionam direito. Ao chegar em casa, ponha todo material para secar principalmente seu saco de dormir, NUNCA lave seu saco de dormir a seco!

SEMPRE ALERTA!!!
Chefe Ronaldo - G.E. Sentinelas do Vale - 323 / RS

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Aprendendo a fazer Nós e Amarras

Nesta seção você irá aprender, passo a passo, a fazer nós e amarras, com desenhos e explicações, com detalhes sobre como são usados e onde são usados.

Todo escoteiro deve saber fazer nós. Fazer um nó parecer ser uma coisa simples, entretanto, se pode fazer bem feito ou não.

Um nó bem feito é capaz de resistir qualquer esforço e que apesar disso, pode ser desmanchado com facilidade.

Um nó mal feito é aquele que, quando tem que resistir à algo se desfaz e quando se trata de desmanchá-lo, se mostra tão forte que não há meio de desatá-lo.

Tendo isto em mente, escolha um dos nós abaixo e divirta-se.



Nós Escoteiros

Nós de Acampador

Nós para Laços

Amarras


fonte:
http://escoteiro.altervista.org/index.htm

sábado, 23 de agosto de 2008

Link de Nós e Amarras

http://www.12gemarmarciliodias.hpgvip.ig.com.br/nos/nos.htm

domingo, 27 de abril de 2008

O que é Escotismo

O que os Escoteiros fazem
Educação Para a Vida: O Escotismo complementa a escola a família, preenchendo necessidades que não tenham sido atendidas por elas. O Escotismo desenvolve o conhecimento de si mesmo, a necessidade de explorar para descobrir o que V. realmente deseja saber.
Um movimento para jovens: O Escotismo é um movimento... em marcha. Evoluindo e adaptando-se em todas as partes segundo as condições locais, servindo às necessidades locais. Internacional: Há organizações reconhecidas do Escotismo em mais de 146 países e territórios. Crescendo: Em forma global, o Escotismo jamais deixou de crescer desde a sua fundação em 1907. Hoje, há mais de 25 milhões de membros - meninos e meninas. O Escotismo duplicou o número de participantes nos últimos 20 anos; muito desse crescimento encontra-se nos países em desenvolvimento. Com o passar dos anos congregaram-se no mínimo 250 milhões de escoteiros.
Aberto a Todos: O Escotismo está aberto a todos, sem diferenças de raças, credos ou sexo, em concordância com o propósito, princípios e método concebido pelo seu fundador, Robert Baden-Powell.
Diversão com um Propósito: Através da recreação e da aventura, o Escotismo consegue o seu propósito para ajudar a gente jovem a se desenvolver física, intelectual, social, espiritual, criativa e afetivamente.
Um desafio para Adultos: Uma oportunidade para ajudar os jovens. Uma forma para melhorar a compreensão entre as gerações. Nesta atividade é proporcionado aos lideres adultos um valioso treinamento e experiência, para adicionar ao seu desenvolvimento pessoal.
Voluntariedade: Os escoteiros e escotistas devem fazer a sua escolha para filiar-se ao Escotismo... e decidem quando, no relativo, a sua saída.
Apolítico, não-governamental: O Escotismo não representa e não deve representa nenhum partido nem organização política. Contudo, os escoteiros são orientados para contribuir construtivamente para sua comunidade e para seu pais.

Escotismo é...
Um método:
para assumir um compromisso pessoal - com relação a um simples código de vida, baseado sobre o conceito de sempre fazer o melhor: A promessa e a lei escoteira.
para aprender fazendo - através da ativa participação com os demais.
para trabalhar em pequenos grupos - em patrulhas para desenvolver a liderança, habilidades em grupo e responsabilidade individual.
para um programa estimulante - atividades progressivas baseadas nos interesses da gente jovem. Atividades em contato com a natureza.


Um código de Vida:
uma dimensão espiritual - um compromisso na procura do valor espiritual da vida além do mundo material.
uma dimensão social - participando no desenvolvimento da sociedade, respeitando a dignidade dos outros e a integridade do mundo natural. Proporcionando a paz local, nacional e internacional, a compreensão e a cooperação.
uma dimensão pessoal - desenvolvendo um senso de responsabilidade pessoal e estimulando o desejo por uma responsável expressão de si mesmo.

O que fazem os escoteiros nos dias de hoje?
Os Escoteiros estão engajados... enfrentando verdadeiras necessidades.
Os Escoteiros trabalham com outros na comunidade para alcançar objetivos de interesse mútuo. Trabalham com amigos, vizinhos, lideres comunitários e com outras organizações.
Muitos trabalham na cooperação bilateral entre escoteiros em países em desenvolvimento e industrializados.
O Escotismo, por sua real definição, requer dos seus membros o engajamento nas suas comunidades.
Embora o objetivo educacional do Escotismo a longo prazo é o desenvolvimento completo dos jovens, o engajamento de um escoteiro ou de uma escoteira na sua comunidade, pode trazer benefícios imediatos, úteis e visíveis à mesma.

Os escoteiros estão engajados em:
Proteção Ambiental
Atmosfera
Recursos de água fresca
Proteção costeira
Produtos químicos
Reciclagem
Desertificação
Proteção da vida silvestre
Florestas
Moradia
Fogões para cozinhar
Moradias de baixo custo
Mecanismos para a poupança de combustível
Playground para crianças
Secadores com energia solar
Promoção da saúde
Saúde infantil
Deficiências físicas
Cuidados primários de sáude
Educação relativa a AIDS
Águas saudáveis
Desnutrição
Educação contra o abuso de drogas
Educação para a vida em família
Alimentação
Granjas pesqueiras
Criação de gado
Melhoramento chacareiro
Apicultura
Plantações de árvores frutíferas e de vegetais
Nutrição
Direitos
Crianças em institutos tipo FEBEM
Refugiados
Prevenção contra o abuso de crianças
Crianças de rua
Empregos
Treinamento vocacional
Centros de artesanato
Cooperativas
Criação de emprego
Apoio à escolha da carreira
Capacidade de ler e escrever
Abandono da escola
Leitura
Escrita
Capacidade para ler e escrever

ESCOTISMO MUNDIAL
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é uma organização internacional, não-governamental, composta por suas organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas. Tais organizações tem mais de 25 milhões de escoteiros e líderes em mais de 146 países e territórios. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é uma Organização Mundial, como os seus membros nacionais, é dirigida por voluntários dedicados, originários do mundo inteiro, os quais recebem suporte de um pequeno grupo de profissionais experientes.
O secretariado da Organização é o Escritório Escoteiro Mundial (World Scout Bureau), além dos seus deveres estabelecidos segundo a sua Constituição, fornece muitos outros serviços às organizações escoteiras nacionais, desde a sua sede em Genebra (Suíça) como em seus seis escritórios regionais, Região Interamericana, Região Européia, Região Africana, Região Ásia Pacifico, Região Árabe e Região Euro-Ásia .
A Fundação Escoteira Mundial é parte integrante do Escotismo Mundial. É o seu propósito ajudar a Organização Mundial Escoteira, fornecendo-lhe parte dos meios financeiros necessários para o apoio e o crescimento do Escotismo a nível Mundial.
A fundação obtêm contribuições de indivíduos, corporações, fundações e governos. Este apoio ajuda a garantir a continuidade, a independência e o desenvolvimento adicional do Escotismo no mundo inteiro.
A Diretoria da Fundação, sob liderança ativa do seu Presidente Honorário, a S.M. o Rei Carlos XVI Gustaf da Suécia, inclui proeminentes empresários e lideres escoteiros vindos de todos os continentes e de mais de uma dúzia de Países. Três membros "ex-ofício" da Diretoria representam a Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Cooperação com outras organizações: A Organização Mundial do Movimento Escoteiro trabalha conjuntamente com muitas outras organizações internacionais, as que compartilham o interesse na educação e no bem-estar dos jovens.
Estas incluem a Associação Mundial das Girl Guides e Girl Scouts as que compartilham os mesmos princípios fundamentais estabelecido por Baden-Powell. Há 8 milhões de meninas e líderes em 112 países.
Na família das Nações Unidas, a Organização Escoteira Mundial trabalha em conjunto com a UNICEF, UNESCO, o Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente, a Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas para alimentação e a agricultura. Existe uma ativa colaboração no campo da saúde do adolescente e da criança, educação para ler e escrever, produção de alimentos, moradia e meio ambiente. Através dos escritórios regionais do Movimento, existe também a cooperação com muitas organizações regionais.
Existe trabalho conjunto com outras organizações não governamentais, tais como a Cruz Vermelha, o Crescente Vermelho e o Fundo Mundial pela Natureza.
Para essas organizações uma das forças do Escotismo é a sua rede de "raízes populares", as que podem fornecer um sistema de comunicações extremamente efetivo para fazer chegar informações importantes aos jovens homens e mulheres ao redor do mundo.

Uniformes






Atividades

http://www.baependi.com.br/conteudo.php?id=78