quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Bureau Mundial


A Flor de Lis, insígnia do Bureau Mundial tem duas cores, que significam: Branco: pureza;
Roxo: liderança e serviço
O Círculo de Corda simboliza a Unidade e a Irmandade do Movimento Escotista Mundial.
O nó direito, que não se desata por mais que se puxe, simboliza a força da Unidade e Irmandade do Escotismo Mundial.
Na Flor de Lis, ao inscrita ao centro do círculo, temos:
A ponto dela, tem o significado do Dever para com Deus;
A estrela à direita, o conhecimento;
A estrela à esquerda, a verdade;
A soma dos vértices das duas estrelas representam os dez artigos da lei Escoteira.
A volta da Flor à direita, obediência à Lei Escoteira;
A volta da Flor à esquerda, serviços aos outros;
O laço de que está nela, representa o Laço da Irmandade.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Especialidade


COMO CONQUISTAR UMA ESPECIALIDADE

O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e se evitem cometer alguns erros. Tendo trabalhado já há algum tempo em uma Tropa Escoteira, penso que posso dar algumas "dicas", a respeito do asunto. Então, aqui vai:
Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia
O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar "doutores" nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de "especialista" em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.

Abaixo os "Caçadores de Distintivos"
Não adianta tentar desenvolver um "monte" de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.

Para ser um "Especialista", procure um "Especialista"
O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluidas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguem para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.

Dicas para os Chefes de Seção
Procure montar uma lista de pessoas que possam ajudar os jovens a desenvolver as Especialidades, como orientadores ou examinadores, levando em conta a capacidade de cada um, tendo em vista sua idade, condição socio-econômica, etc.
Ninguem é obrigado a saber tudo. Se você não domina determinado assunto, não tenha vergonha de procurar quem domine. E afinal, acompanhando o desenvolvimento daquela Especialidade pelo jovem de sua Seção, você acabará aprendendo um pouco mais
Procure incentivar nos jovens o desejo de desenvolver Especialidades. Apesar de parecer apenas um aumento da carga de trabalho, às vezes já bastante grande, é uma excelente maneira de despertar nos jovens o gosto pelo aprendizado, e de ajudá-los a alcançar seu próprio desenvolvimento. O que, afinal, é o nosso propósito...
Bom, era isso aí. Espero que essas poucas "dicas" sejam úteis a todos, e os ajudem a desenvolver plenamente suas Especialidades. Se você quiser comentar este artigo, pedir esclarecimentos ou contribuir de alguma forma neste espaço, mande um E-Mail para
ueb.webmaster@escoteiros.org
Na medida do possível atenderemos a todos. SAPS.

domingo, 27 de maio de 2007

Projeto

Coletar latinhas em festas de sua família, enquanto os escoteiros podem fazê-lo em locais públicos.
E... organizar um plano …

http://www.inter.escoteiros.org.br/mutirao_ecologico/XVI_mut_eco_aquecimento_global.pdf

Jogos Escoteiros

" O Escotismo não é um passatempo, é um modo de vida "
Jogos Escoteiros
De Wikibooks
Ir para:
pesquisa


Este projeto tem por objetivo catalogar os jogos escoteiros existentes. Pretensioso, não?! ;-)
Baseado numa idéia de Paulo Penha.

Canções Escoteiras


Índice de Canções

Selo


Blog Antigo

Nosso BLOG antigo

FOTOS

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/patrulhaaguia/detail?.dir=/1cbare2&.dnm=d153scd.jpg&.src=ph



Fotos do acampamento na Praia Itapeva dia 31.03.07

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/patrulhaaguia/detail?.dir=4693scd&.dnm=b420scd.jpg&.src=ph

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/patrulhaaguia/detail?.dir=9462scd&.dnm=72d2scd.jpg&.src=ph


SEMPRE ALERTA!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Palavra de ESCOTEIRO

Desde quando você entrou para o Movimento Escoteiro se lembra de algo muito importante para a vida de qualquer Escoteiro no Mundo? Não? Então se lembre agora de todas as mentiras que contou, de todas as atitudes ruins que tomou dentro e fora do Escotismo. Na vida de todo e qualquer Escoteiro deve-se somente falar a verdade ou então fazer o melhor possível para que isso aconteça e para assegurar mais ainda esse compromisso com a verdade existe um termo respeitado por todos do movimento; é a tão famosa frase: “PALAVRA DE ESCOTEIRO” Mas você sabe para que ela existe? Se acha que é somente para impedir que um Escoteiro minta está muito enganado, este termo faz que um Escoteiro demonstre toda sua confiança em seu companheiro. A utilizar o termo “Palavra de Escoteiro” deve-se ter resposta de 2 lados:

1º - O Escoteiro que usar este termo deve fazer por onde e deve falar a verdade sobre o assunto pelo qual teve que usar a “Palavra de Escoteiro.”

2º - O Escoteiro no qual foi dito este termo deve ter confiança no parceiro por mais que não o conheça pois a “Palavra de Escoteiro” não é só utilizada entre os conhecidos, mais sim é uma linguagem de confiança entre os Escoteiros de todo o mundo."

Agora você já sabe como convencer um outro amigo Escoteiro, mas não se esqueça de que se você utilizar a “Palavra Escoteira” tendo ela como ajuda para que outro Escoteiro confie em você saiba que deve fazer por onde e não mentir em qualquer situação. Eu faço minha parte...
PALAVRA DE ESCOTEIRO!!!

sábado, 17 de março de 2007

Saudações Escoteiras

-=O Sinal Escoteiro=- É usado apenas na cerimônia de Promessa. Os três dedos juntos representam as três partes da Promessa; os dedos que se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizam que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos, e que o forte defende o mais fraco.A Sinal Escoteira e usada por, Escoteiros/as, Sêniores, Guias, Pioneiros/as e Escotistas de todas os Ramos e Dirigentes do M.E.

-=A Saudação Escoteira=-Na Saudação a posição dos dedos é igual a do SINAL ESCOTEIRO, a mão toca ligeiramente a fronte, do lado direito. A Saudação é usada para cumprimentar outro escoteiro quando vemos pela primeira vez ao dia; cumprimentando autoridades e durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.A Saudação Escoteira e usada por, Escoteiros/as, Sêniores, Guias, Pioneiros/as e Escotistas de todas os Ramos e Dirigentes do M.E.

-=A Saudação do lobinho=-Na Saudação a posição dos dedos é em v como as orelhas dos lobos, a mão toca ligeiramente a fronte, do lado direito. A Saudação é usada para cumprimentar outro Lobinho quando vemos pela primeira vez ao dia; cumprimentando autoridades e durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.

-=O Sinal do lobo=- É usado apenas na cerimônia de Promessa. Os dois dedos juntos representam as duas partes da Promessa; os dedos que se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizam que mesmo os lobinhos mais distantes são unidos, e que o forte defende o mais fraco.

-=O Aperto de Mão=-A origem do aperto de mão Escoteiro, remonta a uma passagem da vida de B.P. Em 1895 quando da derrota dos terríveis guerreiros Ashantis, na África; Baden-Powell estendeu a mão direita ao Chefe supremo daqueles selvagens, quando se encontraram para celebrar a paz. Entretanto, prenpeh, estendeu-lhe a mão esquerda dizendo: Senhor, em minha terra os guerreiros mais bravos cumprimentam-se com a mão esquerda. Mais tarde o fundador instituiria que os escoteiros usariam a mão esquerda para cumprimentar-se; o que é hoje uma tradição mundial.